“Em verdade em verdade te digo que se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus”. (Jo 3:3)
Foi isto que Jesus disse a Nicodemos. Ele era um mestre em Israel, mas mesmo assim Jesus disse que ele precisava nascer de novo.
Ele não sabia o que era esse novo nascimento e o Senhor Jesus lhe explicou que era um nascimento “de cima” (traduzido como “de novo”).
“Mas a todos quantos O receberam, aos que crêem no Seu nome, deu lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue e nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. (Jo 1:12-13)
O apóstolo do Senhor diz que só precisamos receber a Jesus para experimentarmos o novo nascimento. Todavia, isso é algo que acontece apenas no interior da pessoa; é algo que não pode ser comprovado pelo ver, pelo tocar ou pelo sentir.
Deus em Sua sabedoria, levantou o mesmo apóstolo João para escrever a Primeira Carta. Sob a inspiração do Espírito de Deus, ele menciona sete evidências do novo nascimento.
Isto é, todo aquele que declara ter nascido de novo, que experimentou uma mudança no seu espírito, deve manifestar as evidências estabelecidas pelo apóstolo.
Veja se estas características estão em sua vida.
I) Prática da Justiça
“Se sabeis que Ele (Jesus) é Justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido de dEle”. (I Jo 2:29)
O que é a justiça? Justiça é o oposto do pecado.
II) Não Peca Habitualmente
“Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode pecar, porque é nascido de Deus” (I Jo 3:9).
III) Pratica o Amor
“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. (I Jo 4:7-8).
Outra evidência do novo nascimento é a capacidade de amar.
IV) Crê que Jesus é o Cristo
“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus”.
V) Vence o Mundo
“Porque todo aquele que é nascido de Deus vence e o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. (I Jo 5:4)
Outra evidência do novo nascimento é a vitória sobre o mundo. O que é o mundo? É o sistema organizado de Satanás.
VI) O Maligno não lhe Toca
“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; antes aquele que nasceu de Deus guarda-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca”. (I Jo 5: 18)
Está é a última evidência do novo nascimento. Já vimos o que significa “não vive pecando”. Mas o que vem a ser “o maligno não lhe toca?” Pedro não foi tocado pelo Diabo? Ananias e Safira também? O moço que pecou com a madrasta? (I Co 5) Então eles não eram nascidos de novo? De modo nenhum! Eles eram salvos realmente. O que João parece estar dizendo é que todo aquele que nasceu de Deus, nasceu de cima, pode pecar algumas vezes, mas não habitualmente e que o maligno nunca poderá levá-lo a cometer algum tipo de pecado que não possa ser perdoado por Deus.
Graças a Deus pela grande salvação que recebemos!
Você tem as evidências do novo nascimento?
Pr. Rogério Moreira